10 meses! A baby Vi foi operada: fístula branquial, o que é?

Os quistos ou fístulas branquiais fazem parte de um conjunto de malformações derivadas dos arcos branquiais. Mas o que são os arcos branquiais? Os c durante a fase embrionária, são porções do que virá a ser a face e o pescoço do bebé. Quando elas se fundem para formar a carinha do bebé, podem deixar vestígios celulares onde não devem ou trajectos por fundir.

Screen Shot 2016-11-06 at 20.19.16.png

A Victoria tinha a fistula exactamente no meio, como na imagem seguinte. E foi operada no passado dia 2 de Novembro (2016).

screen-shot-2016-11-06-at-20-16-57

Mas como foi o nosso dia desde a entrada no Hospital Pediátrico até ao regresso a casa?

Chegamos ao hospital pelas 8:00 AM. Levaram-nos ao nosso quartinho, ao que nos indicaram para colocarmos a menina confortável que depois viriam para dar indicações. E a Victoria sempre muito alegre e brincalhona como sempre.

Pelas 9:00 AM a enfermeira pediu-nos que tirássemos a roupinha à bebé e lhe vestíssemos a mini bata de hospital. Entretanto veio com um calmante para a menina. Coitadinha em menos de 5 minutos, parecia que estava nas nuvens, tal e qual como uma pessoa quando está drogada. Às 9:15 fomos para a área do bloco operatório. Acompanhei a princesa, e o papá ficou no quartinho à espera. Fui eu que a colocou na “mesa” de cirurgia, e estive com ela até lhe colocarem os fios de monitorização cardíaca e a máscara para a anestesia. E apagou. Doeu tanto ver a princesa, ali assim, indefesa, e sozinha, pois eu tinha de sair. Não aguentei e chorei e chorei. Mas quando cheguei sopé do papá consegui ser o mais forte que consegui. Esperámos. Esperámos. Andámos pelo hospital e esperámos. Pelas 10.30 telefonaram a dizer que a cirurgia tinha terminado e corrido bem e que o médico estava à nossa espera para nos transmitir detalhes da cirurgia. Felizmente tudo correu bem. A cirurgia demorou um pouco mais do que o previsto porque a fístula era surpreendentemente maior do que se esperava, que apesar de muito fina apresentava um comprimento de 10 cm. Mas tiraram tudo e a menina estava no recobro e poderíamos ver rapidamente. Quando nos deixaram entrar, a Victoria já estava a acordada e chorava imenso. Não via a mamã nem o papá, e ainda com efeitos da anestesia, estava desorientada. Acalmou um pouco quando nos viu, e adormeceu. Dormiu bem. e quando finalmente acordou de um soninho de beleza, estava como nova, como se nada se tivesse passado. Às 15:00 regressámos a casa cheios de energia.

Até hoje tem reagido muito bem e nem sequer mexe no penso. Dentro de uns dias vamos ao Pediatra ver como está a correr a cicatrização.

E no passado dia 5 celebrámos 10 mesinhos de amor incondicional!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s