Primeiro bebé nascido de um útero transplantado

Em 1978, Louise Brown, foi a primeira bebé a nascer com a ajuda das técnicas de fertilização in vitro. A mais recente novidade é que uma mulher com 36 anos deu à luz o primeiro bebé nascido de um útero transplantado.

Esta mulher, que nasceu sem útero, recebeu o útero de uma amiga da família de 61 anos, que ainda é viva e já se encontrava na fase da menopausa há 7 anos atrás, e tinha sido mãe aos 26 e 29 anos de idade, de partos normais (vaginais) e de termo.

Depois do transplante, a mulher teve a primeira menstruação pouco mais de um mês depois, passando posteriormente a ter ciclos regulares de 32 dias. A mulher tinha efectuado ciclos de FIV entre 18 a 6 meses antes de efectuar o transplante, e utilizando ICSI conseguiu embriões de qualidade para criopreservar. Um ano após o transplante, foi efectuada a transferência de 1 embrião (tinha sido congelado com 4 células e 3 células tinham sobrevivido à descongelação). A probabilidade de gravidez estimada pela equipa médica para aquele tratamento era de 16% mas o milagre aconteceu e passadas 3 semanas o resultado do teste de gravidez foi positivo!

A gravidez decorreu de forma normal até às 31 semanas, mas entretanto a mulher foi internada com pré-eclampsia e 16 horas depois foi realizada uma cesariana e nasceu um menino com 1775 g, 40 cm e um índice de APGAR de 9,9 e 10. O bebé nascido em setembro e a sua mãe se encontram em perfeito estado de saúde.

ng3603478

A medicina da reprodução deu um grande salto. Por isso o nosso dia chegará e teremos o nosso desejado tesourinho!

jornal de noticias

Deixe um comentário