Factos da transferência e pós dia-a-dia

Os embriões resultantes de um tratamento de FIV/ICSI ficaram em laboratório durante alguns dias até serem transferidos para a cavidade uterina. Como já referi anteriormente, o número de dias em que esses embriões ficam em laboratório pode ser muito variável. No final, depois de estar selecionado aquele que ia ser transferido, eu fui então informada para ir ao centro de procriação medicamente assistida para que o embrião fosse colocado no seu útero.

Quando finalmente chega o tão esperado dia confesso que cheguei à clinica um tanto nervosa. Um nervosismo com mistura de felicidade, sei lá… que acabei por não fazer perguntar que tinha planeado fazer.

Mas como se faz a  transferência do(s) embri(ão)ões?

A transferência dos embriões para a cavidade uterina faz-se mediante a ajuda de um catéter que é inserido por via vaginal. É um processo geralmente indolor e não necessita de anestesia (ao contrário da punção). Devido à posição do útero pediram-me para levar a bexiga cheia para ajudar a visualização da cavidade uterina e a entrada do catéter na mesma.

O processo em si demorou aproximadamente 15 minutos. Levantei-me imediatamente a seguir para esvaziar a bexiga e vestir. E pronto, estava tudo em ordem e podia ir embora.

Conselhos para o dia da transferência dos embriões:
– Ter um dia tranquilo, sem grandes correrias;
– Chegar com tempo ao centro onde vão fazer o procedimento (nós chegamos mesmo em cima da hora marcada devido ao trânsito, mas quase 10 minutos depois é que nos chamaram );
– O marido sempre a acompanhar, ou no caso dele não poder estar presente convidem um familiar familiar ou amigo.
– Antes da transferência peçam ao médico para vos explicar todos os detalhes do tratamento.
– Quando forem para casa descansem. Mimem-se. Nesse dia o jantar e a arrumação da cozinha fica por conta do marido!

Depois da Transferência (retirado daqui)

É uma fase complicada em que o casal e sobretudo a mulher não sabe o que fazer. Existe um medo de que algo possa estar errado que me assola. Li muito e pesquisando online que muitas mamãs perguntam se devem ficar em casa durante o tempo de espera até ao dia do teste de gravidez, se podem caminhar, se têm que ter algum cuidado especial com a alimentação, se é prejudicial o esforço que fazem quando vão à casa de banho pois muitas sofrem de prisão de ventre nesta etapa, etc.
Acho importante que nesta fase a estejamos tranquilas (não é fácil, eu sei!!) e não fazer nada que nos possa deixar nervosas, inquietas, com dúvidas de que isso possa prejudicar o tratamento e sobretudo que mais tarde faça com que nos sintamos culpadas porque o tratamento não resultou.
Em primeiro lugar, devemos seguir as recomendações médicas, mas acima de tudo fazer o que nos dita uma consciência tranquila. Ter uma vida mais tranquila nos dias a seguir à transferência é o ideal (por isso tirei uns dias de férias), mas sobretudo entre o quarto e o sétimo dia após a transferência, a altura em que o processo de implantação do embrião no útero deverá estar completo.
Mas também acho que se não se conseguir seguir estas recomendações à risca também não é o fim do mundo! Numa gravidez espontânea, nos primeiros dias em que a mulher não sabe que está grávida ela não tem qualquer cuidado com a actividade física e não é isso que a vai impedir de engravidar e de seguir em frente com a sua gravidez. De facto, quando após um tratamento de fertilidade recomendam que tenha uma vida mais calma, que não carregue com peso, que não faça actividade física é porque querem eliminar qualquer efeito que possa ser negativo para o tratamento, por mais que pequeno que ele seja, porque afinal realizamos um tratamento e canalizamos todas as “energias” para que funcione bem. Agora, ninguém se deve sentir culpado porque o tratamento não funcionou porque saiu do sofá ou porque teve que ir trabalhar no dia seguinte à transferência!
Aqui estou eu sentada em frente ao computador a escrever este post, a seguir pretendo dar um jeito na casinha, depois então sentar ou deitar e descansar um pouquito. À tarde, ir passear os nossos patudinhos lindos e voltar a descansar.
Relativamente à alimentação o ideal é ter-se o cuidado de beber muita água (>2.5 L por dia), comer fruta, e muitos vegetais para contrariar o efeito da prisão de ventre produzidos pela progesterona.
Vamos aproveitar estes dias para relaxar e viver a vida com mais calma. Façm como eu, peçam ao vosso companheiro para fazer o jantar… e sobretudo mimem-se e deixem-se mimar!

Dia-a-dia depois da ICSI/ Transferência

Acho que a maioria, se não todas, as mulheres que fazem FIV/ICSI, especialmente na fase da transferência, procuram desenfreadamente por informações sobre o que acontece no organismo. E eu não sou diferente. Resolvi fazer uma pesquisa e encontrei um site que descreve o que ocorre com o embrião (de 3 dias) dia-a-dia depois da transferência (dia da transferência = Dia 0).

Dia 1: O embrião continua a crescer e a desenvolver-se, transformando-se num embrião de 6-8 células para mórula.

Dia 2: As células da mórula continuam a se dividir transformando-se em blastocisto.

Dia 3: O blastocisto começa a sair de sua “casinha”.

Dia 4: O blastocisto continua saindo de sua “casinha” e começa a “agarrar-se” (implantar) ao útero.

Dia 5: O blastocisto fica ainda mais preso ao endométrio.

Dia 6: O processo de implantação continua.

Dia 7: O processo de implantação está completo e as células que eventualmente se transformarão em placenta e no feto começam a se desenvolver.

Dia 8: A hormona Gonadotropina Coriónica (hCG) começa a circular pela corrente sanguínea da mamã.

Dia 9 e 10: O desenvolvimento fetal continua e os níveis da hCG continuam a aumentar.

Dia 11: Os níveis de hCG já são suficientemente altos para se detectar a gravidez pelo exame de sangue.

Estou no Dia 2 após a transferência (dia da transferência = Dia 0) e esperemos que o nosso tesourinho siga “o plano” e esteja a caminho de se agarrar bem à mamã (e ao papá) que o querem e amam muito!

Numa transferência de embrião de 5 dias:

  

83 pensamentos sobre “Factos da transferência e pós dia-a-dia

  1. Olá Sandra, antes de mais parabéns pelo blog, está um miminho e é muito esclarecedor! Tenho acompanhado por “alto” a tua história num outro forum, o qual a minha participação é quase nula, mas já me fizeste rir com alguma expressões bem peculiares 😀
    Que te corra tudo pelo melhor e que daqui a uns dias tragas boas notícias!

    • Olá Pinguinho! Obrigada pelas palavras amáveis. Decidi criar o blog de modo que fosse um pouco informativo mas dentro da minha situação pessoal. Dicas são bem-vindas!
      Espero trazer muito boas notícias daqui a uns dias. Quero muito!!! Positivismo e esperança até prova do contrário! Obrigada!

  2. Oh Sandra quanto às dicas só te posso ajudar desejando-te toda a calma e energia positiva. Ainda não comecei o meu tratamento (Icis) tou quase quase a iniciar o ciclo para começar os injectáveis, portanto no próximo mês( a correr bem) começa a minha batalha 😉
    O teu blog apesar de pessoal e específico, está muito bem escrito e descrito! Aproveitei este tempinho livre, para te ler melhor e estou pasmada, a nossa história tem bastante em comum! A mim também me deu o click depois de uma consulta com a minha GO, também tenho um patudo mai lindo e fofo, sofro pressões por parte da família, e sim ninguém da família sabe que temos problemas de infertilidade, esta decisão foi de comum acordo, mas custa e é cansativo “inventar” desculpas e mentirinhas. Tento sempre encarar este “processo” com naturalidade, sem dramas se calhar por isso não entrei em paranóia quando recebemos a notícia(faz um ano no próximo mês). Também admito que fomos muito bem acompanhados e talvez por levarmos as coisas com naturalidade sem entrar em “stresses” já estamos no ponto de partida….. Tendo em conta que a nossa primeira consulta da especialidade foi no mês de Março e os outros meses foram de exames e consultas normais decorrentes do tratamento. E pufff chegou o dia, agr é esperar o mr. Red (como tu dizes) aparecer e toca a “picar a banhita”hehehehehe!
    Carpe Diem
    Beijinho

    • Olá querida! A ansiedade lá se vai controlando. Os meus pais fizeram uma visita surpresa tocando à campainha ontem de manhã acordando-me. Não estava mesmo nada à espera o que me causou uma certa ansiedade, emoção… Queria mesmo evitar emoções fortes nesta altura e foi inevitável. Quanto ao resto além de umas cólicas nos primeiros 2-3 dias após a transferência confesso que os sintomas desapareceram. Sou bastante positiva mas a falta de sintomas está a deixar-me desanimada. 😦 mais logo vou postar acerca de evolução e sintomas.

      Li o teu post, e não quero mesmo deixar de sonhar, queria mesmo permitir-me sonhar até ao momento do teste. Desde a fase a estimulação correu sempre tudo bem, e porque não continuar a correr?

  3. Oi gostei muito do seu blog fiz minha FIV dia 26 de novembro estou no D9 estou muito ansiosa pelo meu positivo.
    Entre os D1 e D6 senti algumas colicas e muita vontade de ir ao banheiro direto isso me deixa muito esperançosa pelo meu tão sonhado positivo.

  4. Olá estou no meu d9 após transferência de embriões congelados ….mas dia 24 quarta que vem vou fazer meu beta…

  5. Oi estou no D6 estou muito ansiosa, nervosa é uma.confusão de sentimentos q não.acabam.
    Fiz minha transferência dia 16/09/15. Estou muito esperançosa, estou sentindo umas colicazinhas, e tendo .muitos gases, a sensibilidade nos seios passou. Mas que venha meu PoSitivO.

  6. Vou fazer meu beta dia 13.10.2015 ansiedade a mais de mil. Mais tenho fé em meu divino pai eterno pelo meu positivo. Amém
    Mais estou sentindo cólicas constantes.

  7. Fiz minha transferência dia 1 de dezembro, farei meu beta dia 15. A ansiedade é alguma (bastante) 😊 , estive estes dois dias em casa sem fazer esforços, o maridao ajudou muito 😉… apenas hoje vou sair um pouco de casa e apanhar ar e estar com os amigos. Tenho receito que não dê certo pois o meu embrião (único que tinha para transferir) não é de melhor qualidade e tenho medo que isso influencie o resultado! Mas vamos ter esperança e rezar para termos o nosso tão esperado positivo. Já Fizemos 3 inseminações artificiais e 3 icsi…vamos ver se é desta! Já andamos a tentar ter o nosso positivo a 6 anos! É um processo muito cansativo e desgastante…mas vamos conseguir! Beijinho e esperança para todas nós…

    • Correntinha muito muito positiva!!! 🙏🙏🙏
      E esperança temos sempre!
      Eu fiz 2 icsi e 5TECs até conseguir o meu desejado positivo. Agora é a fase da ansiedade para conhecer a minha princesa daqui a 6 semaninhas!! Beijinho

      • Ola estou muito nervosa fiz uma transferência de um único embrião hoje esta com 6 dias e fiz hoje um teste de farmácia e deu negativo. Sera k posso confiar.

      • Olá querida. O embrião era de quantos dias? 3 ou 5 dias? Se for de 3 dias ainda é cedo.
        O meu teste deu positivo ao 6dp5dt, ou seja 6 dias depois da transferência de um embrião de 5 dias. Mas foi a minha quinta tentativa.
        Para ter a certeza o melhor mesmo é aguardar pelo menos mais 3 dias. Fingers crossed!! Estou a torcer pelo positivo.

  8. Olá eu fiz minha transferência ,no último dia 08/0216 estou muito ansiosa pois e minha segunda IFV estou sentindo cólicas estou bem apreensiva pois na última vez minha menstruação veio no D6 mais estou crendo que Deus fará o milagre em minha vida

      • Amém muito obrigado mais um dia vencido amanhã caminho pro D5 com muita fé que vai dar certo dessa vez. Tenho sentido cólicas que vem e vai, dessa vez estousentindo , unas pontas e um peso em baixo ventre que não senti na outra vez, mais força foco e Fé beijo muito obrigado 😘😘😘

  9. Gostei muito deste blog e acho que é bom partilhar as nossas experiências, pois torna estes momentos de espera e ansiedade mais fáceis. Nós já vamos no quarto tratamento (3 fiv) e o último tec foi a 24/02; estamos a torcer muito para que tudo corra bem, mas este dias antes do beta são sempre um pouco difíceis.
    bj a todas

    • Ola Silvia! É bom partilhar, porque de certa forma também ajudou a ultrapassar melhor desabafando desta forma.
      Para nós foram 2 ICSI e 4 TEC sem sucesso, mas depois de uma longa jornada, 5TEC resultou e já temos a nossa Victoria nos braços!!!
      Custa muita lidar com tratamentos sucessivos sem sucesso mas depois vemos que todo o esforço valeu sempre a pena!
      Querida, Fico a torcer imenso para que desta vez resulte!! Fingers crossed! Aguardo a boa novidade desse lado. Beijo enorme

  10. Olá estou no meu d9 super anciosa mas hoje bem depre pq estou com sintomas de menstruar, cólicas, dores nas costas e td mais isso é normal, com muito medo de fazer o teste e dar negativo.

    • Calma! Sei o que é receber teste negativo. Recebi 4 negativos até obter o meu positivo. Tenho agora uma Princesinha a completar 3 mesinhos já no dia 5.
      Aguarde até pelo menos d12 e faça o teste para ter a certeza do resultado. O meu deu positivo ao 6dp5dt. Porque não fazer já o teste?

  11. Olá, Estava a ler seu blog, muito bom. Fiquei feliz que deu tudo certo para você. Já vou para a segunda Fiv, Embrião D3 dia 18/04 o medico recomendou teste na segunda, dia 02/05, to muito ansiosa e nervosíssima, meu marido diz para ficar calma pois o que tem que ser será, mas é muito complicado. Fiquei uma semana em casa sem fazer nada, voltei para o trabalho na terça. Tive cólicas neste período todo, mas já a três dias que não sinto nada. Dizem que doem as mamas e que vem um corrimento caramelo. Comigo ainda nada, já pensei em comprar o teste de farmácia mas to cheia de medo. Vamos ver.. Parabéns pela sua menina.

  12. Ola boa noite.Estou nó 2 Fiv e transferimos 2 emb de muita boa qualidade.Mas a partir de 10d estou com muitas colicas.Amanha devo fazer a beta.Estão com muito medo .
    Boa sorte para todas.

  13. Olá, boa tarde.
    Fiz transferência de 2 embriões d3 dia 28/06/16. Apesar de ser minha primeira FIV, tento engravidar desde 2009. Tenho 36 anos. Estou muito ansiosa… meu beta será no dia 09/07. Estou sentido cólicas e inchaço nos seios desde antes da transferência! O medico disse que são sintomas das medicações e que devo aguardar. Mas confesso que não consigo me distrair. O medo de não conseguir meu tão sonhado positivo me atormenta… durmo, sonho e acordo pensando nisso. Sinceramente, não sei de onde as pessoas tiram forças para fazer esse tratamento insano varias vezes! O desgaste emocional é enorme. Fico procurando relatos na internet para tentar buscar conforto e achei seu blog. Obrigada por me trazer um pouquinho de sossego nessa tarde tediosa onde queria poder dormir e só acordar dia 09! Rsrs

  14. bom dia, transferi ontem dois embrioes de 5 dias e estou super confusa, a medica disse que não é necessario fazer repouso só pediu pra eu não pegar peso e nem pular de bang jump rsrs….mas tudo da medo, a segunda vez que fiz xixi apos a transferencia vi dois pontinhos bege no xixi…que desespero…meu Deus será que meus bebes sairam?? sera que não implantaram direito?? ai ai só Deus pra acalmar…acho que não tem nenhuma possibilidade disso acontecer né rsrsr

    • Calma querida!! Os embriões transferidos não são visíveis a olho Nu!!! LoL
      O xixi não interfere com o nosso útero.
      Mas também não há forma de garantir. Por isso calma. Faça repouso qb e leve a vida normal sem pesos ou grandes exercícios, mas caminhadas fazem bem (eu levava os meus cães a passear).
      E ter esperança. Depois logo se vê. Sei que é difícil. Passei por 4 transferências sem sucesso antes de finalmente conseguir. Mas calma

      • Estou na minha primeira, meu beta 2,5ml . meu medico pediu para repetir exame . ja. Chorei muito. Estou D16 sem sangramento. Fé Deus está comigo.

  15. Ola.. Seu blog ta fazendo sucesso, esta bem esclarecido para quem tem dúvidas.. Parabéns 😤!!! Estou no D9, realmente muita ansiedade, mais o importante é manter a calma e aguardar o dia do Beta… Dores de cabeça, cólicas, dor lombar, mas tudo é suportável… Estou com Fé de um POSITIVÃO.. Desejo boa sorte a todas!!!!!

  16. Muito bom deu para ficar esclarecida. Parabéns pelo blog. E pela linda princesa. Estava mesmo a procura de mais informações fiz transferência de 2 embriões de boa qualidade na segunda feira(22/08/16) hoje estou a sentir muita colica mas da para suportar e o meu peito esta mt sensivel e aumentou de tamanho d ontem p hj. Meu médico disse p fazer o BHCG no dia 2 de setembro esta perto. Meu maridão está mais ansioso que eu. É a nossa primeira FIV. Estamos confiantes.

  17. Olá meninas, então estou na minha segunda fiv, transf um embrião D5 de execelente qualidade e amanhã dia 15/08 é meu dia de fazer o beta, digo a vocês que já chorei muito hoje, estou sentindo dos os sintomas como se fosse fuçar menstruada, dor na lombar,dor de cabeça, seios doloridos, e minha barriga estar um pouco inchada, só peço a Deus que não me deixe um só minuto, e que amanhã meu “Positivo” venha e que toda essa incerteza venha se transformar em alegria pra glória de Deus…..

  18. Ola meninas.Em junho transferi 2 embrioes de muita boa qualidade mas infelizmente deu negativo.Agora dia 9.09 transferi mais 2 emb de 4 celulas.Estou muito nervosa porque tenho muitas colicas como na primeira ves.Teve colicas no 3D e 4 D depois paso agora desde ontem so colicas.Estou com muito medo
    Boa sorte a todas.

  19. Ola..fiz minha tec no dia 03/01…fiz um teste de farmácia no d7 e deu negativo. .chorei a vida de desespero, meu beta ta marcado pronsia 13/01 e to morrendo de medo de fazer, sinto um desconforto na barriga, as vezes fisgadas leves, queria fazer outro teste de farmácia hoje mais não sei se vai me.fazer bem ver um negativo denovo…tive coliquinhas, fisgadas, imcomodos ao longo desses 8 dias

      • Ola…meu beta deu negativo…peguei ontem (13/01)..Não seinpor onde recomeçar ainda, eu não embriões congelados. ..enfim…triste

      • Querida chora tudo o que tiver de chorar. No meu primeiro tratamento em que depositei todas a minhas esperanças acontecei exatactamente o mesmo, negativo e sem embriões congelados como presente do meu aniversário. Chorei, mas Não desisti nunca. Novo tratamento, nova transferência e negativo após negativo, quando tinha perdido a esperança, a minha transferência número 5 deu-me a minha Victoria. Já com 1 aninho. E olhando para trás, tudo faz sentido, tudo valeu a pena! Força!

  20. Olá,
    Eu fiz a minha transferência de dois embriões (D3) no dia 3 de fevereiro de 2017 e tenho muito receio que as coisas não corram como queria. Já fiz tantos tratamentos e nenhum deu em nada. Vejo aqui que a maior parte tem dores de cabeça, cólicas, dor de costas. Eu não tenho nada disso, a não ser o peito sensivel, um pouco dorido, mas isso já tinha antes da transferencia. Deve ser da progesterona. Vou fazer o meu teste dia 14 de fevereiro, mas tenho medo. Precisava de algum conforto.Obrigada por este blog, ajuda-nos a libertar o que sentimos.

    • Patricia, estou aqui a torcer por ti! Vais ter um belo presente de dia de namorados!
      Como pudeste ler a minha jornada também não foi fácil mas temos de manter a esperança e não desistir!

      • obrigada vidinhamia pela atenção. Estou um pouco nervosa e como não sinto nada só me dá para pensar que não tenho cá nada dentro, que tudo desapareceu. Como posso deixar de pensar nisso? Está dificil. Se estivesse a trabalhar poderia esquecer um pouco, mas como estou de baixa não consigo controlar. Vou ficar de baixa até dia 14, era para ficar só os três dias, mas como o meu trabalho faz-me pegar em pesos, deram-me mais. Que faço? Obrigada

      • Tenta aproveitar para fazer coisas que gostas. E passear, fazer umas caminhadas calmas. Na minha última transferência, que deu certo, ia de manhã e ao fim do dia para uma zona bem verde durante 30 min a 1 h passear os meus cães. Convém andar e respirar ar puro para termos uma boa circulação de sangue e irrigação do útero. Os sintomas são subjectivos, por isso não ligues ou tentes associar. Eu tb não senti nada. E quando senti não deu certo.
        Algumas dicas que podem ajudar. Mantém sempre os pés quentinhos. Tenta comer ananás e gelatina. No geral frutas e legumes !

      • eu podia ir passear com a minha cadelinha, mas ela iria puxar-me muito e isso pode fazer mal, não? Quanto por dia comias gelatina e ananás? É a uma hora qualquer ou tem hora para o fazer? Quais são os beneficios?

      • Os meus pequenos são chihuahuas, fáceis de lidar. Se ela puxar com muita força talvez seja melhor ir com calma, e ir apenas pela caminhada. Quanto aos Ananás e a gelatina, encontram-se alguns artigos na net que falam acerca de ajudar na implantação do embrião. Uma coisa é certa, mal não faz, e come-se a qualquer hora.

  21. Olá, Tive um câncer de mama em 2013 e graças à Deus me curei. Congelei 8 óvulos antes das quimioterapias que poderiam me deixar estéril. No ano passado meu oncologista me liberou para engravidar, tentei iniciar o tratamento mas meu endométrio não chegou a uma boa espessura. Retomamos o tratamento no início do ano e dia 26/01 fiz a transferência de 2 embriões de 3 dias. Como sabem fiquei is 15 dias até o exame muito ansiosa e procurando os sintomas. Fiquei com algumas cólicas leves, muito inchaço, minuta fome e sonolenta. Dia 11/02 (D16) fiz meu beta que deu 2209,39 mlU/ml. Fiquei decepcionada e confusa pois sabia que era baixo e ao mesmo tempo na tabela de referência estava que o mínimo é 1500. Resolvi fazer um teste de farmácia que deu um risquinho claro. Por favor, gostaria muito de saber se alguém que teve um positivo teve algum resultado tão baixo? Vou no médico amanhã, mas estou com tanto medo! Obrigado!

      • Oi, fui no médico e realmente ele disse que os valores estão ótimos! Até me mostrou a vesícula embrionária que está meu bebê zinco! Ele disse que essas referências são malucas e que para o tempo que foi feita minha transferência o valor costuma ser de 500 a 2500! Que alegria! Agora é só ter cuidado, comer bem e não fazer muito esforço. Estou um pouco preocupada pois no meu trabalho tem escada. Tem dicas para me dar? .Muito obrigado! Beijos

      • Oi! A escada não é problema. Subir e descer com calma mas faz bem! Não fazer esforços exagerados, não carregar sacos pelas escadas apenas. Vai correr tudo bem!

  22. Ola vidinhamia,
    Já fiz o meu teste de gravidez e os meus medos e receios concretizaram-se, mais uma vez, o teste deu negativo. Estou muito mal, não consigo parar de chorar. Grande prenda que recebi no dia dos namorados. O que terá corrido mal? Porque é que isto aconteceu? Fiz tudo direitinho o que o médico me mandou fazer. Porque a mim? Há oito anos que ando nisto e nada? Deus não me quer ajudar decididamente. Que mal fiz eu? Só queria ser mãe uma única vez. 😦

    • Oh Querida! Chora tudo o que tens para chorar. Mas nunca desistas. Eu conheço tão bem o sentimento! 4 TECs negativas com muita dor. E a 5a TEC tive o meu maravilhoso positivo que fez toda a luta valer a pena. Querida Calma. Porque não resultou, não sabemos, não é uma ciência exacta. Mas nunca baixar os braços!

  23. Oi Vidinhamia, sou nova por aqui, e estou cheia de dúvidas. Fiz a transferência de 2 embriões dia 08/02, meu BETA está marcado para dia 20/02. Estou com medo de dar negativo pois desde a transferência tenho tido muito corrimento aguado, chega a molhar a calcinha. No primeiro dia após a transferência tive mais ainda, parecia que eu estava fazendo xixi na calcinha. Alguém mais teve este sintoma? Li todas as postagens e ninguém comentou que tivesse este corrimento aguado. Esta foi minha segunda tentativa, acredito que talvez não farei outra por questões financeiras, outro agravante é a minha idade, tenho 40 anos. Torcem por mim gente, estou super ansiosa. Grande abraço.

  24. Olá vidinhamia,
    Diz-me uma coisa. Quanto tempo tiveste que esperar para fazer a próxima transferência após uma que correu mal? O meu médico disse-me que tinha de esperar pelo menos dois meses, tinha que ter duas menstruações, só depois é que se voltava a fazer a transferência. Não sei se ele está certo ou não.

    • Ola Patricia! Como estás? Como te sentes?
      Tirando a primeira transferência que fiz em que depois não tive nenhum embrião congelado. Depois fiz nova punção e hiperestimulação e tive de aguardar 1 mês e meio para recuperar. E iniciei medicação para preparar a TEC, preparar o endometriosis e outra medicação para parar o funcionamento dos ovários. Assim fiz TEC em Janeiro, não resultou, veio menstruação, e imediatamente novo ciclo de TEC e assim sucessivamente até ter o positivo. Ou seja, TEC em Janeiro, Fevereiro, Março e Abril! E tem vê o meu positivo a 6 de Maio de 2015. Resumindo, foi a cada ciclo que fiz a TEC sem intervalos.

  25. Boa noite a todas .estou com 4 dias de icsi sem sintoma aparente apenas peito dorido . Sou positiva mas estou com algum receio que nao de certo . Ja fiz inseminacao a 6 meses e foi doloroso na hora da verdade . A partir de que altura se deve ter algum sintoma .

    • Boa noite querida!
      Não nos podemos basear nos sintomas, pois nesta fase podem variar muito de mulher para mulher, assim como podem ser sintomas devido à estimulação hormonal.
      Baseie-se antes no gráfico acima referido, que se baseia na evolução do hcg quando há implantação do embrião. Imagine, se transferiu um embrião de 3 dias, neste momento 4 dias depois, o embrião tem na realidade 7 dias. Daqui a 5 dias se estiver grávida o teste provavelmente já dará positivo.
      Se transferiu um embrião de 5 dias, neste momento o embrião tem 9 dias de vida. Ou seja pode fazer teste daqui a 3 dias.
      A melhor altura para fazer o teste é entre 10 a 12 dias após a transferência.
      Fico aqui a torcer pelo positivo!!!

      • Obrigada pela sua resposta . Transferi embriao com 3 dias tinha 8 celulas . A esperanca é tanta … obrigada beijinho felicidades .

  26. Olá Vidamia ! Estou desesperada frustrada sem chão e sem vontade de viver. Acabei de receber mais negativo a 2 dias ou seja 4 negativos. Peço uma palavra amiga, um conselho

  27. Para puder me levantar e enfrentar outra batalha até conseguir o meu positivo. Porque ainda quero realizar o meu sonho. Mas agora estou tão embaixo e que não consigo raciocinar direito

  28. Muito obrigada Vidinhamia por me ouvires. Ainda estou chocada com os resultados de quatro tentativas que não deram em nada. Queria saber como conseguias manter te positiva mesmo com resultados negativos até alcançar o positivo? Boa noite

    • Ola Querida! Eu consegui o meu positivo à quinta tentativa. O primeiro e o segundo negativo doeram bastante. O terceiro e o quarto negativo já comecei a acertar que não ia dar certo. Aliás Quando recebi o negativo da quarta tentativa quis desistir. Mas como ainda tinha embriões congelados, juntamente com o marido decidimos tentar mais uma vez, sem grandes expectativas, confesso! E quando menos esperava o teste deu positivo 🙂

  29. Muito obrigada. Tenho alguns embriões congelados vou tentar mais uma vez. Deus é Grande dessa vez vai olhar por mim. Peço fazer corrente POSITIVA. Vou seguir o seu exemplo NUNCA DESISTIR. Bjinhos

  30. Olá!Sou nova aqui ,fiz a transferência dia 18/05,sinto colicas, está mas leve agora umas dorzinha ardidas no pé dá barriga,foi blastocisto com quantos dias será que posso fazer o Beta.Muita anciedade.

Deixe uma Resposta

