CD16 – Punção feita

Hoje, ao CD16, foi finalmente dia da tão esperada Punção.
Mas antes de mais quero explicar este processo. Quando o médico verificou que os folículos já estavam suficientemente desenvolvidos (contendo no interior um ovócito maduro), foi administrada uma injecção de outra hormona (gonadotropina coriónica humana – hCG, a Ovitrelle), provocando a libertação dos ovócitos. Nesta fase o tempo tem um papel fundamental: a Punção, procedimento de recolha dos ovócitos a partir dos ovários teve de ser realizada exactamente 35 h após a administração da hCG.

Pois bem, como referi no post do CD14, a Punção estava marcada para as 09:45 mas tínhamos de estar lá 15 minutos mais cedo. Acordamos às 7:45. Eu tomei 2 paracetamol de 500 mg (conforme recomendado) com um pouco de água, a única coisa que permitiram; nada de pequeno-almoço. Depois apenas um duche, e sem cremes tanto no corpo como na cara.

Chegamos ao EMCRoterdam, entramos na sala de espera às 09:20. O maridão foi logo chamado para dar a sua preciosa amostra de esperma. Entretanto a enfermeira veio chamar-me para me colocar o cateter intravenoso e o soro. Em poucos minutos chamaram-nos para a sala onde a Punção se iria realizar. A enfermeira mandou-me tirar a roupa, esvaziar a bexiga (apenas mais umas gotinhas!!) e pesar-me, 51Kg!!!! Uaaauuuu!. Ah, escusado será dizer que o maridão esteve sempre ao meu lado!!

Deitei-me na marquesa, pernocas abertas e apoiadas (sabem como é a marquesa do ginecologista!!), com mediador da tensão arterial e lençol cirúrgico por cima. Depois, fizeram eco para ver os folículos uma vez mais, a seguir desinfectante vaginal e sei lá mais o quê…. Enquanto isso, a melhor parte, em que não nos rimos (e o médico também!!) por por….. vergonha, ou melhor embaraço, não nosso mas da enfermeira. Pergunta-nos ela: “Vocês são de onde?” e nós respondemos: “De Portugal.”, e ela continua: “que língua se fala em Portuga?”, e nós: “Português.” e finalmente ela: “Portugal fica na Ásia, não é?”….. 😀 😀 😀 deu-me uma vontade de rir, mas conti-me, e eu eu o maridão evitámos olhar um para o outro senão então é que seria impossível não rir. O médico limitou-se ao embaraço, e apenas respondeu à enfermeira que nao era na Ásia, mas sim na Europa, ao lado de Espanha. 😀 😀 😀

Entretanto a bela dose de morfina que actuou em 5 segundos deixou-me mesmo com náuseas e tonta (tudo normal!!), e logo de seguida o GO introduziu o cateter e a agulha, começando pelo ovário esquerdo, puncionando os folículos um a um para aspirar os ovócitos. Depois era a vez do ovário direito, mas não antes sem mais uma bela dose de morfina e a enfermeira carregar na barriga para ajudar a que o acesso ao ovário fosse facilitado. E pronto, acho que foi rápido, à volta de uns 30 minutos. O médico GO disse-me que iria sentir alguma dor, pois devido à Punção alguns hematomas formaram-se nos ovários.

Aguardei um pouco, a tensão estava baixa, e entretanto a enfermeira vestiu-me. Levaram-nos para outro quarto onde pude deitar-me, e continuei a soro e a medirem a tensão arterial (que continuou baixa), embora estivesse a sentir-me cada vez melhor. Apesar de sentir alguma dor, o que mais me incomodava era quando sentia os intestinos a mexer (ou gases, sei lá!), eram uma dores terríveis (ainda agora, 10h depois, sinto um pouco de dores). Estive de repouso lá no quartinho durante 1h30. Entretanto a enfermeira ia monitorizado a tensão e por fim veio o médico com as notícias: conseguimos 9 ovócitos e o espermograma se revelou bom, e conseguiram obter bons espermatozóides para efectuar a ICSI, ainda hoje!!! Agora resta-nos aguardar que fecundem e desenvolvam bem até terça-feira. Nesse dia de manhã telefonam-nos e seremos informados da evolução e se tudo correr bem faremos a transferência à tarde.

Vamos fazer figas bem apertadinhas!!!!

Aqui ficam as fotos que conseguimos tirar.

Antes:

IMG_3531.JPG

Depois, já no quartinho de recuperação:

IMG_3533.JPG

IMG_3534.JPG

IMG_3535.JPG

 

 

Agora pedimos muito aos anjinhos e à mãe do céu que intercedam por nós!

 

 

7 pensamentos sobre “CD16 – Punção feita

      • Estamos ansiosos nesta fase para saber os resultados da ICSI, E saber se ocorreu fecundação e evolução celular. Antes da transferência este é um passo extremamente importante.
        Hoje passei o dia de repouso, fazendo o mínimo em casa, estou bem com algumas dores momentâneas, embora nada de especial comparando com as dores de ontem.

        E tu como te sentes em relação ao tratamento que logo logo vais estar a iniciar?

  1. mixed feelings! Por um lado entusiasmada, por outro com algum receio tanto do que vai custar a nível físico (sou uma mariquinhas) como em relação ao resultado final do tratamento! Há que estar optimista mas continuar com os pés no chão… e esse equilíbrio não é fácil de se atingir! Confesso que agora o que quero é começar!!! 🙂

    • A nível físico o que custa é mesmo depois da punção, o primeiro dia. Depois são só umas dorzitas mas nada de especial. Sempre optimista e com esperança mas realista e com os pés bem assentes no chão! É assim que também nos sentimos.

  2. Pingback: ICSI#2 | VIDINHA Mia Tua Nossa

Deixe uma Resposta

