Tentar, lutar e contar

Já em posts anteriores (Pressão para ter filhos;  Eu admito;  Porque insistem) tenho referido o dilema de contar ou não aos familiares acerca do nosso problema, perante tanta inistência para dar um novo membro à família. Neste momento são mesmo poucas as pessoas do nosso núcleo de amigos e familiares que sabem do nosso problema e da nossa luta.

 A pergunta de hoje é: Como é que contamos aos nossos pais que somos infertéis e que não conseguimos conceber naturalmente e espontaneamente? Como é que contamos aos nossos pais que vamos fazer FIV/ICSI? A resposta é: em primeiro lugar, não contamos…

Infertilidade em si já é difícil de aceitar e tratar e adicionando a Fertilização in Vitro (FIV) com Injecção Intracitoplasmática de Espermatozóide (ICSI) torna tudo ainda mais emocionalmente stressante. E contar aos nossos pais não foi sequer uma opção. Se para nós foi difícil de aceitar (embora actualmente estejamos de bem com a situação), para os nossos pais mais difícil seria de compreender, e ficariam preocupados connosco o tempo todo. Embora saibamos que apesar de procupados nos apoiariam a 100%.

Aos amigos que contamos (Ana e Sofia, especialmente) obviamente, dão todo o apoio e compreensão e eu estou feliz por sentir que não há qualquer pressão. Isto é tudo muito novo para nós, pois estamos na fase do “baby steps” da infertilidade e tratamento. Contei também a pessoas mais chegadas no trabalho, e arrependo-me profundamente de o ter feito mas C’est la vie.

Quero apenas mencionar que 1 em cada 8 casais têm problemas para engravidar ou manter uma gravidez até termo. A infertilidade é uma doença do sistema reprodutivo e é mais comum do que eu jamais poderia imaginar.

Sigam a nossa caminhada.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s