Pressão para ter filhos

Se para algumas mulheres a gestação acontece sem traumas, para outras ela pode demorar um pouco mais.

COMO LIDAR COM A PRESSÃO FAMILIAR PARA TER FILHOS? 

É um ciclo vicioso. Se namora, tem de casar. Se casar, tem de ter filhos. E quase a 2 anos de casamento, nas últimas férias da Páscoa em família, esta pergunta bombardeou-nos constantemente. A pressão da família para ter filhos foi enorme. E o facto de não conseguir engravidar fez-nos sentir, ainda que por breves instantes, um completo fracasso perante este género de perguntas inconvenientes da família, embora saibamos que foi sem maldade alguma.

A nossa solução foi tentarmos ser firmes e não chamar muito à atenção anunciando que ainda não pretendemos engravidar e que será quando tiver de ser. Foi a nossa forma de tentarmos evitar as questões. Mas eis que outras surgem: “Mas vocês já não são novos, já têm 30 anos, têm que começar a pensar nisso, eu com 30 anos já tinha 2 filhos, etc, ou então aquelas pérolas de um familiar respondendo para o outro “oh deixa lá, acho que eles não querem ter filhos, ela não quer engordar como a mãe/avó, eles querem é curtir a vida… “  Digamos que fica difícil lidar com tanta questão por mais que se tente evitar.

No nosso caso, a família não sabe do nosso problema de infertilidade, e fizemos questão de não contar ainda, e claro que todas as perguntas que fazem/fizeram foi sem qualquer maldade ou com o intuito de nos fazer sentir mal. Mas até que ponto nos faria bem a nós e aos nossos familiares ficarem a par da situação. Talvez fosse criar mais tensão e pressão, ou então nunca mais falariam do assunto, não sabendo lidar com ele e tendo medo de nos ferir os sentimentos. É bastante dificil “fingir” que está tudo bem, mas é a nossa forma de lidar com tudo, embora tenha plena confiança que pelo menos dos nossos pais temos sempre apoio incondicional, seja em que tipo de situação for.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s