Osteopatia e fertilidade

Para a maioria da população geral, a osteopatia ainda é pouco conhecida. 

A Osteopatia é uma abordagem de diagnóstico e terapia manual das disfunções de mobilidade articular e tecidular em geral, no que diz respeito à sua influência no aparecimento das patologias. Baseia na teoria de que o corpo é um organismo vital onde a estrutura e a função estão em relação directa. A doença é uma alteração desta relação, e o papel da Osteopatia é uma correção manipulativa dessas anomalias. Pode ler aqui.

osteopatia

Mas de que modo pode a osteopatia contribuir para a fertilidade feminina (e masculina)?

Um aspecto fundamental que toda a gente “se farta” de referir é que, não só a mulher, mas o casal deve ter muito em conta, é que o stress e a ansiedade perante a situação de infertilidade é um factor muito prejudicial. Para além disto, é preciso ter em conta, que o problema não é sempre da mulher! Pode ser do homem, ou até mesmo dos dois. Ao nível da alimentação, é benéfico ter uma dieta saudável e equilibrada de forma a não sobrecarregar os outros sistemas. Pois bem, para ser honesta, tanto comigo como com o maridão, a ansiedade e o stress diminuiram depois de sabermos o nosso diagnóstico. É verdade! O facto de sabermos a causa acalmou-nos, e agora seguimos ao sabor da corrente das consultas. Adoptamos uma alimentação e um estilo de vida mais saudável. 

Depois, a intervenção de um osteopata ao nível de disfunções Músculo-Esqueléticas, viscerais, craneanas e, neste caso ginecológicas pode ser benéfico no sentido de que o tratamento é feito através de manipulações articulares, técnicas estruturais, funcionais, articulatórias, de stretching, de músculo-energia, miofasciais, de modo a que essas disfunçoes sejam detectadas, manipuladas e tratadas.

Os princípios da osteopatia referidos podem contribuir para o bom funcionamento do aparelho reprodutor (feminino e masculino) para apresentarem boa mobilidade, e se forem bem inervados e irrigados, em teoria funcionariam bem.

Resolvi tentar. Porque não? Mal não fará. Quando mais não seja, uma boa massagem ajudará a relaxar os músculos e a mente.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s