Alimentação & Desporto

Costuma dizer-se que somos o que comemos e somos o que fazemos, certo?

Certamente já se encontram muitos websites e posts acerca deste tópico, no entanto nao deixa de ser relevante mencioná-lo. Posso começar por referir que é fundamental ter uma boa alimentação e praticar uma boa actividade física, e é com a combinação de ambos que nos mantemos saudáveis. Mas passar à acção é outra conversa, porque incluir uma alimentação saudável e a prática de desporto no nosso dia a dia é mais difícil do que imaginamos.

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Alguns conselhos para melhorar a alimentação:

  • Fazer cinco refeições por dia, com um intervalo de cerca de três horas, sendo o pequeno-almoço a mais importante. Procurar comer a horas regulares.
  • Se incluirmos a família (e amigos?) nas decisões alimentares é mais fácil de se manter;
  • Mastigar calmamente;
  • Não abusar dos alimentos pré-confeccionados muito ricos em gordura e sal. E fast-food aconselharia no maximo 1 vez por semana.
  • Nada de  “petiscar” salgados ou doces, enquanto vêem televisão.  De preferência comer alimentos frescos.
  • Preparar as refeições com pouca gordura, privilegiando métodos de confecção mais saudáveis (grelhados, cozidos);
  • Saladas, frutas e legumes são muito importantes. Devemos consumir diariamente nas principais refeições.
  • Optar por temperar os alimentos com especiarias e ervas aromáticas, reduzindo o consumo de sal;
  • Evitar doces entre as refeições! É preferível fazê-lo no final de uma refeição;
  • Bebe leite! É muito importante para io fortelecimento dos ossos. As mulheres devem ter especial atenção devido à osteoporose ser uma doença “feminina”.
  • Beber pelo menos 1,5L de água por dia;
  • Nunca devemos ir ao supermercado com fome. Perceberão porquê!
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Tenham boas razões para practicar exercício físico:
  • Funciona melhor queuma  dieta quando o assunto é perda de peso, promovendo aceleração do metabolismo, que consome calorias até em repouso;
  • Melhora a postura, pois, através de exercícios localizados, os músculos das costas e do abdome reeducam o corpo, prevenindo contra dores musculares;
  • Regula o sono, pois a prática de exercícios liberta endorfina, uma enzima que proporciona bem-estar e diminui a ansiedade e o stress;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Diminui os riscos do cancro da mama, pois os exercícios diminuem os níveis de estrogénio;
  • Combate a osteoporose, pois o exercício fortalece a massa óssea;
  • Reduz o mau colesterol, pois cataboliza gorduras que circulam pelo organismo;
  • Previne o diabetes, pois contribui para regular a produção de insulina;
  • Controla a hipertensão, pois liberta substâncias que causam a dilatação e o fortalecimento dos vasos sanguíneos;
  • Aumenta a libido e o desempenho sexual, pois melhora a auto-estima e o condicionamento físico.
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Com este tema, pretendo colocar posts com algumas dicas de refeições saudáveis. Também postar alguns exercícios bastante agradáveis de se fazer.
Hoje, podemos entao começar por um grelhadozinho com salada para o jantar seguido de uma caminhada de 30-45 minutos com, por exemplo, os patudinhos, não é? Se não for esse o caso, têm sempre outras razões para ir, por exemplo um passeio com os filhotes antes do banho e de os deitar, ou entao a simples vontade de caminhar um pouco para ajudar à digestão. 🙂
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